Fanerógama é um termo utilizado para se referir aos vegetais que se caracterizam pela presença de órgãos de reprodução nitidamente visíveis: as flores, frutos e sementes.
As plantas desse grupo são divididas em Gimnospermas (sementes) e Angiospermas (flores e frutos). Possuem a função reguladora no ecossistema, servindo de alimento para os animais herbívoros. Possuem também uma importância econômica, uma vez que cereais, frutas e hortaliças fazem parte da alimentação humana, assim como produtos elaborados a partir deles (azeite, açúcar, codimentos, farinha e bebidas).
O uso medicinal constitui outro emprego importante, assim como o uso da madeira para a construção civil. Outros exemplos: a borracha, as fibras têxteis (algodão) e o carvão vegetal.
Este guia foi organizado de acordo com as famílias botânicas.
São apresentados o nome popular da planta, o seu nome científico, se é nativa ou não, a distribuição no Brasil e algumas informações sobre o uso (a importância econômica por exemplo).
Imagens das flores, frutos, sementes e folhas do vegetal foram registradas pela professora Michelle Alves e pelas alunas participantes do projeto.
As imagens do guia podem ser utilizadas apenas para fins não comerciais. Por favor cite o nome do IFLORA em qualquer uso das imagens disponibilizadas.

Clique e observe a exsicata.

Clique e observe o fruto.
Famílias
- Com maior ocorrência no campus:
é uma das maiores famílias de plantas e possui uma distribuição cosmopolita. A alface e a alcachofra são exemplos de uso dessa família na culinária. Apresentam uma importância ornamental: margaridas e girassóis servem de adornos.
é a terceira maior das famílias botânicas e possui ampla distribuição geográfica.
Quase todas as espécies da família apresentam simbiose de suas raízes com bactérias que fixam o nitrogênio da atmosfera.
Apresenta uma elevada importância econômico, uma vez que muitas espécies são utilizadas como alimento básico (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, entre outras). Entre outros usos estão o ornamental e medicinal.
constitui uma das maiores e uma das mais importantes famílias de Angiospermas no Brasil, ocorrendo na Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Restinga e Cerrado.
A família apresenta um grande potencial econômico, pois muitas de suas espécies são utilizadas na alimentação: consumidas em forma de suco, doces, geleias e sorvetes. Como exemplos, temos a goiaba e a pitanga.
Também empregada na ornamentação e no uso medicinal.
Seus frutos suculentos e carnosos são fontes de alimento à fauna silvestre. Muitos animais contribuem com a dispersão das sementes, favorecendo assim a sobrevivência e a permanência dessas espécies vegetais.